segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Mistérios Divinos - Adaptação do conto de Neil Gaiman por P. Craig Russell

MISTÉRIOS DIVINOS
Formato: 18,5 cm X 27,7cm
Estrutura: 64 páginas coloridas em papel couchê 115g
Capa dura com laminação fosca e reserva de verniz
História original: Neil Gaiman
Arte e Adaptação: P. Craig Russell
Cores: Lovern Kindzierski
Editora original: Dark Horse Comics


O conto foi publicado originalmente em 1998 por Neil Gaiman na coleção Fumaça e Espelhos (31 contos e poesias) - Harpercollins (Usa), Via Lettera  (Brasil) .

 Não é de hoje que Neil Gaiman desconstrói algum mito / religião e nos traz uma abordagem totalmente diferente e inusitada. Já vimos o autor fazer trabalhos semelhantes em Sandman, Deuses Americanos e em alguns contos de sua antologia "Coisas Frágeis". Ainda me lembro de terminar de ler a ultima página do conto "Mistérios de Assassinato" (da sua coleção "Fumaça e Espelhos"), e ficar admirado com a forma como ele retrata o criacionismo e temas frequentes e análogos presentes nas historias bíblicas.
 
Baseada no conto acima mencionado, "Mistérios Divinos" narra  a historia do anjo Raguel - A Vingança do Senhor, recém despertado do sono da criação para desempenhar sua função; investigar, localizar e punir o responsavel pelo homicídio (o primeiro da existência do universo na realidade) do anjo Carazel. No melhor estilo Sherlock Holmes, o anjo sai a interrogar e a juntar pistas na Cidade Prateada (Paraíso) a fim de resolver o mistério. Por ser a manifestação da Vingança de Deus, por diversas vezes, Raguel é "possuído" por sua função, ao qual assume uma forma terrível e inevitável,  da qual o interrogado não consegue desobedecer as suas solicitações.

Utilizando um recurso recorrente em suas obras, a narrativa de Raguel é apresentada dentro de outra história, contada por um homem solitário a outro sujeito "perdido" em um banco de praça durante uma noite quente em Los Angeles.

Com esta releitura da origem do universo, Gaiman propõe  reflexões  acerca de temas como, a origem do mal, a virtude (ou a falta desta) da vingança, a provação da fé e a linha tênue entre o bem e o mal.

A arte de P. Craig Russell é suave, investindo em traços fortes, mas sem perder a delicadeza, necessaria para uma historia como essa. Destaque a parte para as interpretações do desenhista para figuras como Lucifer (que aqui é representado como um dos mais belos anjos , cercado constantemente de luz) e para o esplendor da Cidade Prateada. É importante lembrar que essa não é a primeira vez que Neil Gaiman e P. Craig Russell fazem parceria em quadrinhos. Ambos trabalharam em Sandman: Ramadan, Coraline e Sandman: Caçadores de Sonhos.

Segue arte de algumas páginas de "Mistérios Divinos":




A  Graphic Novel voltou a ser vendida, não percam a oportunidade de apreciar essa obra :)

Escrito por: Karen e Rodrigo

Nenhum comentário :

Postar um comentário