segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Resenha - A Vida Secreta de Walter Mitty

Ficha Técnica

A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty)

EUA, 2013 - 114 minutos
Direção: Ben Stiller
Roteiro: Steve Conrad
Elenco: Ben Stiller, Kristen Wiig, Sean Penn, Adam Scott, Shirley MacLaine, Patton Oswalt


 Se a Blockbuster ainda existisse, seria difícil definir em qual categoria A Vida Secreta de Walter Mitty seria colocado. O filme, estrelado e dirigido por Ben Stiller, contém elementos de diversos gêneros, apesar de ter um protagonista/diretor que normalmente atua em filmes de comédia, o drama fica explicito na maior parte do filme, desde a estória da morte do pai de Walter até a descoberta final de qual foto representaria a capa da edição final da revista Life. Também há elementos de filmes de autoajuda, excelentes para início/fim de ano, além de um par romântico que funciona com uma excelente química, apesar de não ser uma comédia romântica.




O roteiro do filme tem como partida o anuncio de que a revista Life irá ter apenas um portal online e sua revista impressa deixará de existir. Walter recebe do maior fotografo do mundo no filme, Sean O'Connell, os negativos das fotos que ele deveria usar para a capa final da revista Life, entretanto, a foto número 25, que Sean recomenda, não está juntos às outras. A partir disso Walter faz, literalmente, de tudo para recuperar a foto número 25.



É importante ressaltar que esse filme é uma regravação de um filme de 1947 com título homônimo, os dois roteiros tem várias semelhanças pelo o que eu vi no resumo da wikipedia, porém Ben Stiller inclui diversas referências a outros filmes recentes, como por exemplo o momento em que Walter quer alugar um carro na Islândia e há apenas duas opções: um carro vermelho e um carro azul, ou seja, quem assistiu Matrix, verá uma referência clara à cena em que Morpheus pergunta a Neo se ele quer tomar a pílula vermelha e parar de sonhar ou tomar a pílula azul e continuar sua vida da mesma forma. Curiosamente, a partir dessa cena, Walter Mitty para de ter os seus “sonhos acordados” e começa a viver intensamente, como qualquer filme de autoajuda recomendaria. 



Também há referências ao filme Forrest Gump em um momento em que Walter tem que correr para realizar uma tarefa, outro personagem diz para ele: “Run Walter, Run!”, exatamente como dito para Tom Hanks em Forrest Gump. E Walter Mitty corre o filme inteiro, chegando até a usar skate para descer uma montanha e chegar a um aeroporto na islandia. 



A trilha sonora também se encaixa perfeitamente às cenas propostas, citando por exemplo a cena em que Walter deve decidir se embarca, ou não, em um helicóptero comandado por um bêbado e nesse momento ele começa a sonhar com o seu par romântico contando a música Space Oddity de David Bowie, que se encaixa perfeitamente a cena, tanto o ritmo quanto a letra da música.


Além disso, Ben Stiller faz um dos seus melhores papéis dos últimos tempos, na verdade não me lembro dele ter atuado melhor, e os coadjuvantes tem um papel importante na estória com interpretações muito bem feitas também.

A Vida secreta de Walter Mitty é recomendado para qualquer pessoa que deseje refletir sobre as oportunidades que as pessoas podem deixar para trás por medo de errar, ou seja, é recomendado para todos nós humanos, demasiadamente, humanos.

O Filme estreou no Brasil em 20/12. Veja abaixo o seu trailer:

Nenhum comentário :

Postar um comentário