domingo, 1 de dezembro de 2013

Audio Resenha 002 - Piteco



Ainda me lembro dos tempos onde eu escutava e me deliciava com as histórias da Turma da Mônica que meus pais liam para mim quando criança. Hoje, eles ainda lembram das inúmeras vezes em que eu os pedia para repetir alguma historia em especial.  De certa maneira, devo creditar a Mauricio de Souza a minha iniciação no universo das letras e, claro, nos quadrinhos.  Assim como ocorreu para muitos dos amantes de HQs, cresci acompanhando as peripécias de Monica e cia. 

Das inúmeras aventuras publicadas nos gibis da Turma da Mônica, uma serie em especial sempre me chamava à atenção. Refiro-me as histórias de Piteco.
Sendo um Homem de Java (não, ele não era programador), os contos do personagem eram ambientados em um inusitado Brasil pré-histórico. Piteco vivia a caçar e a explorar selvas  além de fugir de uma apaixonada Thuga (mulher de sua tribo que sonhava em se casar com ele).

Com isso posto, é muito emocionante ver a abordagem com o qual o artista paraibano Shiko tratou o universo de Piteco. Seguindo a proposta das “graphic novels”  publicadas anteriormente pelo selo “Graphic MSP”, Ingá retrata o personagem com um tom adulto. 

Apresentado em um ambiente extremamente hostil, aqui vemos Piteco e a tribo de Lem lidarem com um velho vilão presente no Nordeste Brasileiro; a seca.  

A arte da HQ dispensa comentários. Com traços leves e com uma colorização a base de aquarela, Shiko se utiliza de quadros dinâmicos para trazer vida a essa aventura pré-histórica. 

Por fim, só tenho a ressaltar a admiração pela iniciativa da MSP e dos artistas envolvidos no projeto  “Graphic MSP” .  









Apresentação: Rodrigo Strider


Trilha Sonora:

Troglodyte (Cave Man) - Jimmy Castor Bunch
Hooked On A Feeling - Blue Swede
Pitfall The Mayan Adventure Tazamul Mines (PC Version) - OST
Bungle In The Jungle - Jethro Tull



Mande-nos a sua opinião, ela é muito importante para melhorarmos o nosso podcast!




Nenhum comentário :

Postar um comentário